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As 10 piores estradas do brasil são do estado e as 10 melhores são privadas

Todo motorista gosta de trafegar em estradas que estejam em ótimas condições. No entanto, quem dirige pelo brasil inteiro pode se deparar com algumas vias inadequadas e até impossíveis de transitar.

Em contraponto, o Brasil possui rodovias consideradas ótimas, segundo a Confederação Nacional do Transporte (CNT). Você sabe quais são as melhores rodovias do país?

Confira abaixo o ranking das 10 melhores rodovias do brasil, segundo a Pesquisa CNT de Rodovias de 2015:

1º lugar: São Paulo (SP) – Limeira (SP)
Rodovias: SP-310 (Rodovia Washington Luís)/BR-364 e SP-348 (Rodovia dos Bandeirantes)
Concessionária: CCR Autoban

2º lugar: Bauru (SP) – Itirapina (SP)
Rodovias: SP-225 (Rodovia João Mellão)/BR-369
Concessionária: Centrovias

3º lugar: São Paulo (SP) – Taubaté (SP)
Rodovia: SP-070 (Rodovias Ayrton Senna e Carvalho Pinto)
Concessionária: Ecopistas

4º lugar: Ribeirão Preto (SP) – Borborema (SP)
Rodovias: SP-330 (Rodovia Anhanguera)/BR-050 e SP-333 (Rodovia Carlos Tonanni)
Concessionária: Triângulo do Sol

5º lugar: São Paulo (SP) – Itaí (SP) – Espírito Santo do Turvo (SP)
Rodovias: SP-255 (Rodovia João Mellão), SP-280/BR-374 (Rodovia Castelo Branco)
Concessionárias: CCR ViaOeste, Rodovia das Colinas, CCR SPVias

6º lugar: São Paulo (SP) – Uberaba (MG)
Rodovias: BR-050, SP-330 (Rodovia Anhanguera)/BR-050
Concessionárias: CCR AutoBAn, Autovias, Intervias, Vianorte

7º lugar: Barretos (SP) – Bueno de Andrade (SP)
Rodovias: SP-326 (Rodovia Brigadeiro Faria Lima)
Concessionárias: Tebe e Triângulo do Sol

8º lugar: Limeira (SP) – São José do Rio Preto (SP)
Rodovias: SP-310/BR-364, SP-310/BR-456, SP-330/BR-050
Concessionárias: Centro-Oeste Paulista, Rota do Oeste e MGO Rodovias

9º lugar: Engenheiro Miller (SP) – Jupiá (SP)
Rodovias: SP-209 (Rodovia Prof. João Hipólito Martins), SP-300 (Rodovia Marechal Rondon), SP-300/BR-154, SP-300/BR-262
Concessionária:  Rodovias do Tietê

10º lugar: Araraquara (SP) – São Carlos (SP) – Franca (SP) – Itirapuã (SP)
Rodovias: SP-255 (Rodovia Antônio Machado Sant’Anna), BR-364/SP-310 (Rodovia Washington Luís), SP-318 (Rodovia Engenheiro Thales de Lorena Peixoto Júnior), SP-334 (Rodovia Cândido Portinari) e SP-345 (Rodovia Engenheiro Renan Rocha).
Concessionárias: Triângulo do Sol e Autovias

Quem vive na estrada, sabe que o estado das rodovias brasileiras não são lá essas coisas, são estradas com péssimas condições de trânsito.

A Confederação Nacional do Transporte, CNT, fez um levantamento das condições das rodovias brasileiras no ano de 2016 e o resultado não é nada animador: dos 103.259 km analisados, mais da metade apresenta algum tipo de problema no estado geral.

As 10 piores rodovias do Brasil

O que é comum nesse gráfico é que a maiorias das rodovias citadas pertencem ao Norte e Nordeste do brasil e que são estradas que não possuem gestão concessionada. O que diferencia da lista de 10 melhores rodovias, que são todas concessionadas e do Sudeste.

Segundo a pesquisa, nos trechos de rodovias sob concessão da iniciativa privada, 78,7% tiveram o estado geral classificado como ótimo ou bom. Já ao avaliar as rodovias sob gestão pública, a pesquisa mostra que 67,1% apresentam algum tipo de deficiência.

É função das empresas suprir demandas do povo, e a competição livre entre elas é a garantia do melhor atendimento. Não há como escapar das leis do mercado. Enquanto o estado não tem incentivos para buscar fornecer um serviço de qualidade, pois não compete no mercado e pode se abastecer com dinheiro de roubo a hora que quiser, basta criar mais impostos.

“Todos sabemos que uma das diferenças explícitas e indiscutíveis entre o serviço estatal e o privado é que burocratas e políticos não têm incentivo real em desenvolver habilidades empreendedoriais, em se ajustar de fato às demandas do consumidor. Eles não arriscam a perda do próprio dinheiro no empreendimento.

Uma razão adicional para a ineficiência governamental é a de que os funcionários não têm incentivos para ser eficientes. De fato, as habilidades que eles vão desenvolver não serão habilidades econômicas voltadas para a produção, mas habilidades políticas — tais como conchavos políticos, esquemas de propina em licitações, loteamentos de cargos para apadrinhados políticos, bajulação de pessoas em altos cargos públicos e tentativas de seduzir demagogicamente o eleitorado. Essas habilidades são muito diferentes das habilidades produtivas, e consequentemente as pessoas que ascendem ao topo no setor burocrático são diferentes daquelas que obtêm êxito no mercado.

— Murray Newton Rothbard

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