banner
Notícias

Juiz mantém vídeo de herói contra a RF na internet e questiona: dizer que fiscais são ladrões é crime?

Juiz mantém vídeo de herói contra a RF na internet e questiona: dizer que fiscais são ladrões é crime?

Magistrado considerou ser caso de crítica generalizada, que não configura crime contra a honra dos auditores da Receita.

 

O burocrata do monopólio da justiça Paulo Bueno de Azevedo, da 3ª vara Criminal em São Paulo/SP, indeferiu pedido de medida cautelar para que fosse retirado do ar o vídeo “Aprenda a roubar com a Receita Federal”. O herói no caso se chama Dâniel Fraga (canal dele no Youtube) foi acusado de crime de calúnia, mas o magistrado, considerando a liberdade de expressão e manifestação de pensamento, julgou ser caso de crítica generalizada, que não configura crime contra a honra dos auditores da Receita. Sabemos que não há crime contra a honra, o professor Walter Block já deixou isso muito bem explicado nesse artigo.


“Dizer que ‘imposto é roubo’ configura crime?”

Os autores do processo, dois ̶l̶a̶d̶r̶õ̶e̶s̶ ̶e̶n̶g̶r̶a̶v̶a̶t̶a̶d̶o̶s̶ auditores fiscais da RF, alegaram que sua honra e imagem seriam repetidamente denegridas a cada novo acesso ao vídeo, devido às declarações dadas de que todos os fiscais são “ladrões engravatados” que trabalham na “pior máfia que existe, o Estado”. No vídeo aparecem imagens dos autores da ação. Obviamente não suportam a verdade.

Mas o juiz considerou que “uma crítica absolutamente generalizada, como a que consta no vídeo, não configura crime contra a honra, que pressupõe a individualização”.

“Dizer que “imposto é roubo” configura crime? […] Dizer que todos os fiscais brasileiros são ladrões engravatados é crime? […] A liberdade de expressão e manifestação de pensamento faz com que todas as respostas às questões supra formuladas sejam negativas. O querelado tem todo o direito de dizer que o Estado é uma máfia, que imposto é roubo, que fiscais são ladrões, que juízes são idiotas etc.”

Azevedo entendeu que, ao mencionar que fiscais são ladrões, não há a intenção de dizer que sejam corruptos, mas decorrem da verdade universal utilizada de que todo imposto é roubo.

“Não se trata, pois, a princípio, de uma injúria ou calúnia a todos os profissionais. Trata-se, sim, de uma crítica ao Estado e à Receita Federal, abrangente a todos os funcionários. Uma crítica à própria atividade de tributar.”

Assista ao vídeo que já está em outra conta, pois foi retirado do canal do Dâniel no Youtube por mandado judicial:

 

Direitos preservados

Ao considerar a audiência de conciliação já designada para 23/2/16, o magistrado apontou que “uma possível solução, que preservaria os direitos de ambas as partes, seria a substituição das imagens do vídeo, especialmente a dos querelantes e a de outras pessoas. […] Seria também aconselhável ao querelado a retirada de qualquer menção a pessoas determinadas. Preservar-se-ia, assim, o direito de imagem dos querelantes e a livre expressão e manifestação do pensamento”. Só que não vai rolar isso de jeito nenhum. A justiça posteriormente fez o Youtube retirar o vídeo do canal do Dâniel Fraga, mas o vídeo já se espalhou pela internet. Então ajude salvando esse vídeo e compartilhando-o sistematicamente. Também aprenda a ver vídeos censurados pela justiça estatal brasileira aqui. 😉

  • Processo: 0009922-05.2015.403.6181
    Confira a decisão.

 

Fonte: Portal Migalhas.

Digitalize para doar Bitcoin
Gostou desse artigo? Doe Bitcoin para :
Bitcoin 12aycf7MhQxPXjkSydR4gsxomdzEfqXnJZ
Doe
Notícias

É um personagem fictício que relata as notícias do dia-a-dia sob a visão libertária.

Mais em Notícias

Pai constrói casa de brinquedo para filho e recebe aumento no IPTU

Repórter Ron Swanson28 de dezembro de 2017

Campanha solidária: Ajude a realizar um sonho neste Natal

Uatá Lima11 de dezembro de 2017

As 10 piores estradas do brasil são do estado e as 10 melhores são privadas

Uatá Lima29 de novembro de 2017

♥ Fim do Imposto Sindical alivia trabalhadores de sustentar 100 mil sindicalistas

Repórter Ron Swanson27 de novembro de 2017

Correios acusam lojas chinesas de fazer “manobra” para realizar entregas mais baratas para o brasil

Repórter Ron Swanson21 de novembro de 2017

Receita Federal passa a cobrar CPF de dependentes a partir de 8 anos de idade

Repórter Ron Swanson20 de novembro de 2017

A liberdade de expressão cerceada: Desacatar funcionário público é crime

Uatá Lima14 de novembro de 2017

44 anos depois, prefeitura cobra R$ 40mil de hotel alegando que seu nome na lateral é propaganda

Repórter Ron Swanson4 de novembro de 2017

É oficial: Pedestres e ciclistas podem ser multados a partir de 2018

Repórter Ron Swanson27 de outubro de 2017

Vereadores de Goiânia aprovam multa de R$ 100 para ciclistas flagrados sem capacete

Repórter Ron Swanson26 de setembro de 2017
banner

O site Imposto é Roubo é uma plataforma online para conscientizar as pessoas que uma super gangue local chamada "Governo Federal" está praticando roubos sistemáticos em larga escala, espoliando pessoas inocentes de seu próprio trabalho e sequestrando os que heroicamente resistem a essa injustiça. Aqui reuniremos forças para essa resistência.

Seja subversivo. Ajude o site. Doe RaiBlocks.

xrb_3u3sz5q7pr5wpfq8aae7fu43brcunacubtd8su9q99nmgbofrsns9eqe9m34

Esse site te ajudou? Doe!

Esse site é contra a aberração jurídica chamada "Propriedade Intelectual", pode ficar à vontade para copiar o conteúdo encontrado aqui, nem precisa dar a autoria se não quiser.

Você decide se quer ajudar esse site fornecendo poder de mineração enquanto navega |
Percentual de Mineração: 0%
Total de Hashes: 0 (0 H/s)
Ok + - Stop